O Deus da manta
Primeiro, as más notícias: escusam procurar, porque O Independente - A Máquina de Triturar Políticos , apesar de reproduzir dezenas de primeiras páginas do jornal, não reproduz a famosa manchete sobre a manta da TAP que terá sido "adotada" por João de Deus Pinheiro. A razão é fácil de explicar e ainda mais fácil de perceber: apesar de essa ser uma das mais míticas manchetes do Indy, nunca aconteceu.
Nada, népia, nicles. Nunca houve uma manchete sobre a manta de Deus Pinheiro. O que houve foi uma chamada num cantinho da primeira página de 26 de julho de 1991 - esta aqui ao lado (é verdade: a manchete era sobre os "intocáveis" do clã Espírito Santo, o que nos dá a medida do quanto o país, tendo mudado muito, mudou pouco nestas décadas).
Agora, as boas notícias: no livro contamos toda a história da manta e os seus bastidores. Desde a notícia original - curta, na última página, com um dos títulos mais geniais de sempre d'O Independente, "Deus Pinheiro, El mantador" - até ao pedido de desculpas e à indemnização paga ao então ministro dos Negócios Estrangeiros.
E, sim, também escrevemos sobre as fontes dessa notícia. Mas para isso terão de ler o livro. Divirtam-se.